Muitas pessoas que desejam ter aquele sorriso de propaganda acabam optando pelo clareamento dental. Essa escolha acontece porque a pessoa sonha em ter dentes mais brancos. Mas, o problema é que algumas pessoas podem fazer esse clareamento sem precisar.

Na maioria dos pacientes, o clareamento trará grandes benefícios ao sorriso. Mas, em casos específicos, pode não ser o melhor tratamento. Por isso saiba identificar quando clareamento dental não é a melhor opção.

Quais são os sinais?

Além do amarelado altamente visível, as manchas são outros indicadores da necessidade do tratamento. Geralmente, esse procedimento pode ser indicado a partir dos 15 anos, mas nem sempre é necessário.

Em algumas pessoas, a necessidade de clareamento pode ocorrer precocemente. Especialmente, por conta do consumo de alimentos e bebidas muito pigmentadas. É normal que cada dente, inclusive, tenha uma coloração diferente do outro. Confira alguns fatores que podem contribuir para o amarelamento dos seus dentes:

  • Tabagismo
  • Consumo de café, vinho, refrigerantes de cola e chás
  • Consumo de alimentos pigmentados como frutas vermelhas
  • Ingerir alimentos que levem corantes
  • Acúmulo de placas ou depósitos de tártaros
  • Histórico de ingestão de muito flúor
  • Histórico de algum tratamento à base de antibióticos
  • Trauma nos dentes

Como funciona o clareamento dental?

O procedimento pode ser feito ou na clínica ou em casa (o chamado caseiro). Funciona ao aplicar um gel clareador em uma moldeira feita sob medida e deixar agir por um tempo, determinado pelo seu dentista. Por isso que, mesmo na opção caseira, é fundamental o acompanhamento do profissional para evitar que problemas irreversíveis como manchas, queimaduras, aftas e irritações na boca, surjam.

Apenas o dentista poderá supervisionar e opinar sobre a quantia de agente clareador para cada tipo de moldeira. Jamais utilize os kits de clareamento dental que são vendidos já prontos em lojas e farmácias.

Quais benefícios o clareamento traz?

O clareamento permite, além de maior segurança e autoestima para o paciente, uma aparência mais jovial. Por isso, é muito indicado para ser realizado anteriormente a evento de grande importância, como casamentos, formaturas, batizados, uma palestra ou entrevista. Afinal, a primeira impressão é a que fica.

Clareamento dental para manchas acinzentadas?

Fique atento: Se você tem dentes com manchas de colorações mais acinzentadas ou acastanhadas, converse com o seu dentista. Nesse caso, provavelmente o clareamento dental não surtirá o efeito desejado. Essas manchas são chamadas de manchas congênitas, sendo um problema bucal genético, comente o profissional poderá indicar o melhor tratamento.

Não abra mão do especialista

Você tem manchas congênitas ou outras doenças que amarelam os seus dentes? Quer fazer o clareamento de forma correta? Não abra mão de um bom profissional! Apenas o dentista pode ser preciso, prescrevendo uma limpeza dental e o tratamento adequado para o seu caso. Agende já uma consulta com a Dr. Laíse Cunha e faça uma avaliação do seu sorriso!